sexta-feira, fevereiro 03, 2006

O PIB e o PIB potencial


"PIB - Produto Interno Bruto. Bens e serviços produzidos no País descontadas as despesas com os insumos utilizados no processo de produção durante o ano. É a medida do total do valor adicionado bruto por todas as atividades econômicas." ( IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Como se sabe é o IBGE o responsável pelo calculo do PIB e a definição acima é do próprio IBGE. Como pode-se ver o cálculo é um processo bastante difícil, sendo que algumas das informações só pode ser obtida por aproximações estatísticas.

É possivel estimar que o PIB real seja maior que o PIB medido,em virtude de algumas particularidades existentes no Brasil. Três dessas particularidades são as seguintes:

  1. A elevada carga tributária que determina uma sonegação fiscal (o não pagamento de impostos) que oculta a real amplitude de uma ativadade econômica.
  2. A informalidade resultante do excesso de "burocracia", do desemprego continuado, de uma infra-estrutura deficiente, da estrutura tributária e da sazonalidade da atividade.
  3. O contrabando e a consequente distribuição e venda do material contrabandeado. Admitindo-se aqui tanto a internação de produtos quanto a sua remessa para fora do país, notadamente os minerais nobres. Inclui-se ainda a produção e circulação de "softwares".

Sendo o PIB potencial uma estimativa do que poderia ocorrer dado certas circunstancias é significativo, no caso brasileiro, que essa estimativa não tenha , e não possa ter, qualquer base passível de mensuração. Se é "x" ou "y" não faz a menos diferença. Não é por aqui, portanto, que se pode justificar uma meta de inflação.

Quando da fixação da meta, se algum PIB potencial é levado em conta, o mais provavel é que seja utilizado um numero, em percentuais, resultante de cálculos baseado em estimativas passadas, quando o numero previsto pode ser confrontado com o numero efetivamente realizado. Ainda assim a meta será tão irreal quanto uma que seja baseada em estimativas, para o futuro, da atividade econômica passível de ser medida no presente.

O Brasil é uma economia com um nível de atividade extremamente complexo, não apenas pelas diversidades regionais, mas, ainda mais, pelos diversos estágios tecnológicos em que essas atividades são realizadas. Acrescente-se a isso o fato de que a inflação passada é determinante de inflações futuras, uma vez que a economia ainda não se encontra livre de diversas indexações, baseadas em inúmeros índices de inflação, utilizados para reajustes futuros, sem qualquer relação com aumentos de produtividade.

Muito pouco se escreve sobre esse PIB potencial, o que talvez se faça pela impossibilidade de explicar uma inflação cujo índice converge para a meta e uma economia que cresce vários pontos percentuais abaixo do crescimento estimado. É muito pouco provavel que estimativas tenham validade no Brasil de hoje.