sábado, maio 27, 2006

Mudanças nos Ecosistemas - II

A terceira pergunta formulada pelo relatório Avaliação dos Ecosistemas do Milênio, procura respostas sobre os efeitos das mudanças nos ecosistemas sobre o bem estar humano e a redução da pobreza.
O bem estar humano depende de condições materiais, da saúde, das relações sociais, da segurança e da liberdade. Para tudo isso é necessário a utilização de cada um dos fatores dos ecosistemas.
A produção de alimentos, o uso da água, os recursos do solo e subsolo, são particularmente importantes para melhores condições de habitabilidade e atividades econômicas que garantam o emprego e a renda. O uso intensivo dos ecosistemas levarão, com certeza, a um incremento, para melhor, das condições de vida, desde que respeitados os princípios básicos que norteiam o emprego e a renda. No entanto, no longo prazo, o uso excessivo e insustentável levarão a enormes perdas, um PIB em crescimento para um declinante bem estar social.
Daí a importância de estimular um processo decisório que tenha em conta o valor econômico completo dos ecosistemas e seus usos, de modo a evitar prejuízos e perdas do capital natural. Por adequado, não apenas é possivel reduzir a degradação ambiental, mas, objetivamente, inverte-la.
Os níveis da pobreza permanecem elevados, bilhões de pessoas dispõem de menos de US$ 1 por dia para satisfação de suas necessidades básicas. Uma grande maioria de seres humanos são dependentes diretamente do uso dos ecosistemas, são aquelas que se mantêm principalmente através de atividades de extração agrícola, do pastoreio e da caça. As regiões que enfrentam os maiores desafios para o desenvolvimento são, igualmente, as que possuem os maiores problemas relacionados ao meio ambiente. Localizam-se na Africa, partes da Ásia e na America Central e do Sul.
Certas mudanças nos ecosistemas resultantes do aumento da produção de alimentos, se ajudam milhões de pessoas a sair da pobreza, por outro lado provocam sérios efeitos negativos. A degradação provocada pelo uso intensivo e extensivo dos ecosistemas representa o principal fator gerador de pobreza que, por sua vez, aumenta a dependência das utilidades dos ecosistemas, em um círculo vicioso que leva a maiores pressões sobre os ecosistemas, maior pobreza e degradação e assim, sucessivamente.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

9:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

9:26 AM  

Postar um comentário

<< Home