quinta-feira, maio 18, 2006

O Gás Natural

A origem do gás natural é semelhante à do petróleo e normalmente os seus depósitos estão associados a campos ou bacias petrolíferas.
São variadas as aplicações do gás. Utilizado como combustível para veículos autopropulsados, centrais termoelétricas e caldeiras é, também, matéria-prima de uma grande quantidade de produtos químicos, farmacêuticos e plásticos. A sua importância para a agricultura resulta do fato de ser utilizado na produção de adubos.
É de extração muito mais simples que o petróleo, a própria pressão do poço torna desnecessário o seu bombeamento e, devido a essa mesma pressão, pode ser facilmente transportado por gasodutos.
No México e nos EUA a produção do gás encontra-se em forte declínio, sendo ambos dependentes do Canadá para o suprimento de suas necessidades. A América do Norte, como um todo, enfrenta uma escassez crescente de gás natural. Em conseqüência, aumenta o numero de fábricas que buscam novas localizações, em parte na àsia e no Oriente Médio.
Na América do Sul o gás ainda é pouco utilizado. O maior consumidor é o Brasil, comprador de 2/3 do gás boliviano.
Embora facilmente transportado por gasodutos, a um custo bastante baixo, o seu transporte por navios é extremamente complexo e caro. Requer navios-tanque especiais, uma vez que o gás precisa ser liquefeito e altamente pressurizado, necessita de instalações portuárias específicas e tecnicamente sofisticadas e o seu transporte é muito mais perigoso do que o do petróleo, mesmo em gasodutos. O gás natural é explosivo a partir de uma concentração de 5% de ar ambiente.
Os EUA, maiores consumidores do mundo, encontram-se na difícil situação de reduzir o consumo de gás natural.
O gás boliviano e da bacia de Campos poderão tornar-se fortes indutores de uma industrialização alavancada, tanto na Bolivia como no Brasil, nas áreas adjacentes aos oleodutos, e no norte da Argentina.