domingo, maio 28, 2006

Mudanças nos Ecosistemas - III

Quais são os fatores mais críticos que causam mudanças nos ecosistemas? É a quarta pergunta.
Geradores de mudanças são aqueles fatores naturais ou induzidos pelo ser humano que provocam as mudanças nos ecosistemas. A alteração nos habitats naturais e a exploração abusiva provocam mudanças diretas, de forma explícita, nos processos ligados aos ecosistemas. São os geradores de mudanças indiretas que induzem à mudanças diretas.
Os principais geradores de mudanças indiretas são aqueles ligados ao aumento da população, à atividade econômica e à tecnologia, bem como os fatores sócio-politicos e culturais.
A população mundial duplicou nos últimos 40 anos, sendo a maior parte nos países sub-desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento. As pressões sobre os ecosistemas aumentam em termos absolutos. Estes aumentos, não raro, são inferiores ao crescimento do PIB. Isto ocorre quando a estrutura econômica avança lentamente e quando os aumentos da eficiência e na produtividade não correspondem à substituição das utilidades dos ecosistemas.
Alguns dos geradores de mudanças, em conflito direto x indireto, são: as mudanças nos habitats naturais, as espécies invasoras, a exploração intensiva e a contaminação do solo e da água. A alteração nos habitats naturais se dá com a ampliação das áreas dedicadas à agricultura e ao aumento das áreas urbanas. A mudança do clima mundial vem aumentando e continuará a aumentar, afetando a temperatura, os regimes de chuvas e o nível dos oceanos.
As regiões pesqueiras exploradas com finalidade comercial se encontram provàvelmente em seu menor nível histórico. O uso intensivo de fertilizantes vêm contaminando os ecosistemas com quantidades excessivas de nutrientes. Nas condições atuais a maioria dos geradores de desagregação ambiental permanecem constantes ou estão intensificando-se.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

9:26 AM  

Postar um comentário

<< Home