segunda-feira, maio 29, 2006

Mudanças nos Ecosistemas - IV

A quinta questão colocada é: Como poderão mudar os ecosistemas no futuro segundo os cenários possíveis.
Foram desenvolvidos quatro cenários possíveis. Estes cenários consideram duas possibilidades de evolução do mundo atual. O incremento da globalização ou o incremento da regionalização. Consideram ainda, em ambos os casos, uma abordagem reativa, quando a resposta somente virá depois que o problema se tornar óbvio, ou proativa, nos casos em que o processo decisório levar em conta a manutenção das utilidades dos ecosistemas.
Caso ocorra a globalização, o ação reativa foi denominada Global Orchetration, se for proativa, Technogarden. Se, ao contrário, ocorrer a regionalização, a ação reativa será a Order from Strength, se for proativa, será Adapting Mosaic.
Os cenários admitem que os geradores de mudanças, diretos e indiretos, que vão afetar os ecosistemas durante os próximos 50 anos serão fundamentalmente os mesmos. O que vai mudar é a importância relativa de cada um dos geradores de mudanças. A mudança do clima e a concentração de altos níveis de nutrientes na água (lençóis freáticos e aquíferos), serão cada vez mais importantes, enquanto que o crescimento da população será relativamente menor.
Os cenários antevêem uma rápida conversão dos ecosistemas no que tange a produtividade e a estrutura ambiental, bem como para o seu uso na agricultura, em áreas urbanas e em infraestrutura. A redução dos habitats naturais levará a perdas importantes para a biodiversidade até o ano de 2050. Três dos cenários prevêem ganhos em algumas das utilidades dos ecosistemas, o que permitirá controle de inundações, de epidemias e, ainda, do ciclo dos nutrientes.
No entanto, em muitos casos, o uso dos ecosistemas por parte das pessoas aumentará substancialmente, o que levará a uma deteriorização dos ecosistemas, especialmente os que forem utilizados de forma não sustentável. De modo geral espera-se que a saúde do homem melhore no futuro.
Somente o cenário que combine a regionalização com uma gestão ambiental de reação (order from strength) poderá levar a um aumento da pobreza, a degradação das condições de saúde e dos ecosistemas nos países em desenvolvimento.
A gestão proativa e o processo decisório voltado para o futuro é antevisto como benéfico, principalmente quando as condições das utilidades dos ecosistemas variarem. As surpresas dos ecosistemas são inevitáveis devido a complexidade existente entre as diversas utilidades e ao desconhecimento atual das propriedades dinâmicas dos ecosistemas.
Um processo decisório com vistas para o futuro, considerará que a recuperação das utilidades dos ecosistemas degradados ou destruídos, quando possível, é muito mais caro, em tempo e dinheiro, do que a prevenção. Há uma relevante análise de custos e benefícios, permitindo uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis, maior inovação tecnológica,melhor capacitação das utilidades dos ecosistemas e o aprimoramento do capital humano, social e natural. Isto no aspecto benefício, sob a visão dos custos podem-se considerar os problemas que novas soluções podem criar, os custos de monitoramento e, mais importante, alguns benefícios de curto prazo não podem ser tratados como se fossem de longo prazo.
De forma resumida são estes os cenários:
  • Global Orchestration - Sociedade interconectada em escala mundial, que se concentra no comércio e na liberalização econômica. Ao mesmo tempo adota medidas importantes para reduzir a pobreza e a desigualdade social e investe em utilidades públicas tais como infraestrutura e educação.Supõe o maior crescimento econômico e uma população menor em 2050.
  • Order from Strength - Apresenta um mundo regionalizado e fragmentado, preocupado com a segurança e a proteção, prioriza os mercados regionais e dá pouca importância às utilidades públicas. Supõe um menor crescimento econômico e um crescimento demográfico maior.
  • Adapting Mosaic - Os ecosistemas regionais são o centro da atividade política e econômica. As instituições locais são reforçadas. As taxas de crescimento econômico são baixas no início porém aumentam com o tempo e a população será menor do que no caso de order from strength.
  • Technogarden - Descreve um mundo globalmente inter-relacionado, que se apoia em tecnologia de respeito ao meio ambiente, que se vale de um alto grau de gestão sobre os ecosistemas, incluindo o uso de engenharia para obter utilidades. O crescimento econômico é bastante elevado e a população mundial fica no meio termo em comparação com os outros cenários

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»

9:26 AM  

Postar um comentário

<< Home