domingo, junho 04, 2006

Mudanças nos Ecosistemas - VIII

Algumas incertezas sobre os ecosistemas e suas utilidades, se reduzidas poderiam melhorar significativamente a capacidade de, através das avaliações, oferecer as informações necessárias aos responsáveis políticos pela gestão dos ecosistemas. São necessárias melhores teorias e modelos para compreender os vínculos entre as mudanças nos ecosistemas e seus impactos sobre a bem estar humano, assim como para avaliar as conseqüências econômicas destas mudanças.
As condições e as tendências de mudança dos ecosistemas no longo prazo, desvinculadas das mudanças a curto prazo, são difíceis de avaliar devido a ausência de certas informações. Isto se deve ao fato de serem incompletos os sistemas de controle, os inventários de espécies e as simulações matemáticas da situação real dos ecosistemas. Igualmente não são conhecidas as utilidades não mercantis dos ecosistemas e as conseqüências econômicas das mudanças sobre as utilidades dos ecosistemas em todas as suas escalas.
Faltam informações sobre a resposta dos ecosistemas à mudanças na disponibilidade de nutrientes, como o nitrogênio, o enxofre e o fósforo e do dióxido de carbono, bem como às mudanças abruptas, inesperadas e de difícil previsão. De igual modo são desconhecidos os níveis a partir dos quais surgem novas propriedades em um sistema ecológico, de tal modo que se tornam inválidos os modelos matemáticos que se aplicam aos níveis inferiores. Falta, enfim, conhecer as relações específicas entre a biodiversidade e as utilidades dos ecosistemas.
São necessários avanços significativos nos modelos que relacionam processos ecológicos e sociais. Ainda não existem modelos para muitos serviços culturais e de apoio aos ecosistemas. Também faltam teorias e modelos que permitam conhecer os níveis a partir dos quais um ecosistema sofre uma mudança fundamental ou mesmo o colapso.
Existem poucas informações sobre os custos e benefícios de políticas alternativas em termos de valor econômico total (incluindo as utilidades não comercializáveis dos ecosistemas).
Tem havido pouca análise, no âmbito das ciências sociais, sobre a eficácia das ações para a conservação da biodiversidade. Pouco se conhece acerca da importância que as diversas culturas autorgam aos serviços culturais, de como isto muda com o tempo e como isto influe nos custos e benefícios resultantes das decisões.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

9:26 AM  

Postar um comentário

<< Home