quarta-feira, maio 31, 2006

Mudanças nos Ecosistemas - V

Muito se tem perguntado, no mundo inteiro, sobre a importância das utilidades dos ecosistemas ao bem estar humano, em escala local, nacional e regional.
O que se pergunta é: Porque são úteis as avaliações em escala mundial e regional? A sexta pergunta na Avaliação dos Ecosistemas do Milênio.
Em geral, as avaliações tanto em escala mundial como regional, apresentam resultados semelhantes sobre as condições atuais dos ecosistemas. No entanto, as avaliações locais vêm diferindo, condições melhores ou piores, do que se poderia supor tendo por base a avaliação global.Isto acontece, em muitos casos, nas avaliações dos aguíferos ou no que diz respeito à biodiversidade. As avaliações locais identificaram um desequilíbrio na distribuição das utilidades e nos custos das mudanças dos ecosistemas, freqüêntemente avaliados após a mudança em sí.
Alguns problemas dos ecosistemas vêm sendo atenuados mediante respostas inovadoras, a nível local. Muitas vezes as ameaças observadas em escala global são difíceis de serem estimadas a partir de uma perspectiva local. Além disto, com freqüência, se ignora as conseqüências das ações sob a perspectiva do ator local. Disto resulta que as instituições são necessárias nos diversos níveis, de modo a que se reforce a eficácia de ações regionais e locais.
A Avaliação dos Ecosistemas do Milênio incluiu as avaliações em escala regional de modo a demonstrar as diferenças da importância das utilidades dos ecosistemas para o bem estar humano em escala local, nacional e regional. As avaliações realizadas em diferentes escalas, concentraram-se nos geradores de mudanças e nos impactos mais relevantes destas mudanças sobre os ecosistemas, em cada escala. Os resultados, diferentes, complementam-se. Cada avaliação oferece uma perspectiva diferente sobre os aspectos pesquisados.
O conjunto dos resultados mostram o estado atual das utilidades dos ecosistemas. É possivel que geradores de mudanças, parecidos entre si, sejam utilizados em avaliações diferentes. No entanto, as suas interações e as condições em que ocorrem as mudanças em ecosistema distintos são muito diferentes. Avaliações isoladas revelaram um desequilíbrio na distribuição das utilidades.
É preciso não ignorar que os atores locais percebem diferentes valores em diferentes utilidades. Certas ações, de considerável importância em escala global, como a redução e o sequestro de carbono, não são necessàriamente valorizados em escala local, o mesmo ocorre em sentido inverso, ações absolutamente necessárias a nivel local não o são em nível global.
Por outro lado, as avaliações que incluiram, não apenas conhecimento científico, mas também aqueles resultantes das tradições das culturas locais, revelaram-se mais relevantes e de mais fácil aceitação por parte dos atores locais.
As avaliações procuraram identificar padrões e processos, tão concreto quanto possivel, em sistemas complexos, buscando-se deixar margem para uma visão mais espiritual do mundo.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

9:26 AM  

Postar um comentário

<< Home