segunda-feira, julho 10, 2006

Mercado de Carbono - O Etanol

São diversas as questões relacionadas aos combustíveis líquidos alternativos ao petróleo. O etanol, álcool combustível, pode ser obtido através da fermentação de açucares ou de cereais. No Brasil a matéria-prima utilizada e a cana de açucar, nos EUA é o milho.
Aqui, o álcool combustível é utilizado diretamente e em mistura à gasolina. O seu uso encontra-se sob completo domínio tecnológoco e sua produção é suficiente para as necessidades nacionais e um pouco mais para exportação.
Nos EUA, onde, como dito acima, é produzido a partir do milho, inicia-se um programa para o aumento do seu uso. A União Européia, Japão e Coréia do Sul começam a estabelecer percentuais para sua adição obrigatória à gasolina.
É provável que nos EUA a cultura do milho ocupe parte das terras hoje utilizadas para a produção de soja. Não é provável que os EUA se tornem auto-suficientes na produção do etanol, no entanto, é possível que suas necessidades sejam suportadas mediante a importação deste álcool dos países do Caribe.
Independente da produção dos EUA e do Caribe, o mercado para o etanol encontra-se em expansão, o que deverá levar o Brasil a expandir sua produção. O mercado externo amplia-se, os países signatários do Protocólo de Quioto, as Partes AnexoI, assumiram metas de redução de emissões para o primeiro período de compromisso que vai de 2008 até 2012. Este é o mercado para a exportação do etanol.
Estima-se que a China venha a estimular o uso do etanol com o objetivo de reduzir seus elevados índices de poluição atmosférica e sua crescente demanda por petróleo. Os preços do etanol, enquanto commoditie, entrarão em curva ascendente. Investidores japoneses e europeus começam a procurar o Brasil com o objetivo de produzir aqui o combustível de que necessitam. A demanda futura se fará não apenas para o etanol, mas também para o biodiesel. Sendo a Alemanha o maior produtor deste último, vem operando no limite de sua capacidade produtiva.
Em princípio são dados positivos para o comércio de créditos de carbono.
Se para as contas externas do Brasil isso é bom, para o mercado brasileiro de carbono e para a implementação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel requer uma análise cuidadosa.
A expansão da soja se fez de forma bastante desordenada, parte da área inicialmente cultivada com soja foi abandonada ou transformada em pasto. O período de preços altos, fins de 2001 ao início de 2005, levou diversos produtores a um elevado endividamento. O aumento nos custos de fertilizantes e defensivos reduz a rentabilidade da cultura de soja para um grande numero de produtores, enquanto o mercado futuro indica a estabilidade nos preços.
Em vista destes fatores a expanção da cana de açucar deverá se fazer sobre áreas antes utilizadas para a soja, sobre aquelas antes intocadas, no Cerrado e no Pantanal, ou destinadas a outras culturas. No curto/médio prazo a ameaça está limitada aos ecossistemas Cerrado, Pantanal e Amazônia (arco do desmatamento), no longo prazo o risco é grande
Nas plantações de cana de açucar as queimadas, antecedente ao corte, são feitas para baratear este corte, feito manualmente, quando a produtividade de um cortador aumenta de 2 para até 4 hecteres/dia. Com a cana de açucar já limpa da palha, pela queimada, o custo do transporte entre o campo e a usina é menor, bem como a eficiência das moendas é maior.
Durante as queimadas uma grande quantidade de CO2, e outros gases de efeito estufa, é lançada na atmosfera, a fuligem e a fumaça provocada aumentam a incidência de doenças pulmonares e o custo da saúde pública nos municípios afetados e, ao se depositar, a fuligem, reduz a proteção do solo. No prcesso industrial os efluentes resultantes, se não tratados, contaminam o solo, os rios e os lençóis freáticos.
Não há para esta atividade nenhuma possibilidade de que venham a se tornar objeto de projetos no âmbito do Movimento de Desenvolvimento Limpo, tornando-se ainda uma ameaça à condição do Brasil, Parte NãoAnexoI , segundo o Protocolo de Quioto. No momento em que esta condição começar a ser questionada todo o mercado brasileiro de carbono estará paralizado.