terça-feira, julho 18, 2006

O IPHE

O International Partnership for the Hidrogen Economy foi criado, em novembro de 2003, como uma instituição internacional para implementar de modo consistente a transição para a economia do hidrogênio. Seus sócios membros, em conjunto, somam 3/4 do consumo global de energia elétrica, 2/3 do consumo mundial de energia e respondem por iguais 2/3 do total de emissões de CO2.
Sua missão é definida como o mecanismo para a organização e a implementação, de modo efetivo e eficiente, em nível internacional, da pesquisa em tecnologia do hidrogênio e das células a combustível, demonstrando a viabilidade econômica da transição para a economia do hidrogênio em escala global.
Para tanto o IPHE se propõe às seguintes tarefas: identificar as potencialidades da tecnologia do hidrogênio e das células a combustível a serem desenvolvidas e promover a colaboração entre seus membros; identificar as prioridades para pesquisa e desenvolvimento e recomendar as demonstrações do uso comercial da tecnologia do hidrogênio e de seus equipamentos; desenvolver políticas de orientação técnica que incluam codificações e padrões comuns de modo a avançar na tecnologia do hidrogênio e das células a combustível, bem como no seu uso comercial; promover a implementação em larga escala da cooperação público-privada para o avanço das condições de infra-estrutura no desenvolvimento, a longo prazo, da tecnologia do hidrogênio e das células a combustível, de acordo com as prioridades dos membros e captar recursos para ampliar a cooperação bilateral e multilateral para o desenvolvimento dos programas de pesquisa.
Cabe ao IPHE manter seus sócios atualizados quanto aos aspectos técnico, financeiro, legal, comercial, socioeconômico, ambiental e político que incluam oportunidades relacionadas ao uso do hidrogênio e das células a combustível.
O alto custo na produção do hidrogênio é o maior empecilho para a divulgação das células a combustível. Tecnicamente o desafio é aumentar a durabilidade e a confiabilidade das células a combustível de modo a assegurar a sua comercialização. Atualmente o hidrogênio é utilizado em várias aplicações industriais, mas raramente como alternativa energética. Os meios existentes para o munuseio e transporte dos combustíveis convencionais não podem ser usados para o hidrogênio.
O primeiro passo para a economia do hidrogênio será conseguir sua comercialização. A tecnologia para produzir, estocar, transportar e utilizar estão em desenvolvimento e os avanços a serem conseguidos deverão permitir a transição para a economia do hidrogênio.
O hidrogênio, como a gasolina e outros combustíveis, requer medidas de segurança e precisa ser manuseado com bastante cuidado, o que torna necessário a padronização de recipientes seguros que permitam a sua comercialização como combustível.
Os sistemas de energia do futuro deverão ser mais limpos e muito mais eficientes, flexiveis e confiáveis, de modo a atender a uma demanda crescente. O hidrogênio potencialmente se apresenta como a solução para atender aos requisitos de redução das emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa, bem como para uma energia segura.
O IPHE se apresenta, portanto, como o agente para coordenar e implementar as mudanças que precisam ser feitas na infraestrutura dos sistemas de energia para que o hidrogênio possa ser consumido por residências, e estabelecimentos comerciais e industriais.
O site do IPHE é; www.iphe.net/.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

6:07 PM  

Postar um comentário

<< Home