terça-feira, julho 25, 2006

O Mercado de Biocombustíveis

Entre os anos de 1984 e 2002 a participação do Brasil no comércio internacional involuiu de 1,39% para 0,79%. Nesse período a taxa média de crescimento do comércio brasileiro foi de 4,6% ao ano, enquanto o comércio mundial crescia a 7,5% ao ano.
Uma das razões que explicam este baixo crescimento relaciona-se à economia do comhecimento, onde, o que importa é a inovação.
No campo da bioenergia a participação do Brasil foi quase nenhuma. O etanol da cana de açucar, que deverá impulsionar as vendas externas do país, não é a parte relevante na biotecnologia, uma das áreas que mais avança na economia do conhecimento, que cada vez mais domina as relações internacionais de comércio. Gerar patentes e transferir inovações para produtos e serviços é o fator determinante.
O mercado internacional de biocombustíveis líquidos, ainda inexistente, limita-se pelos preços do petróleo, que deverá estabilizar-se no patamar de US$ 125 p/ barril, no prazo de dois anos. Em energia equivalente este deverá ser o preço de referência dos biocombustíveis.
Através da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agrária, o Brasil avançou na tecnologia agrícola, o que resultou no aumento da produtividade agropecuária. No entanto, e ao contrário do que seria razoável, este avanço tecnológico não resultou no fortalecimento do país em atividades derivadas do Protocolo de Quioto, elevou o Brasil para a posição de quinto maior emissor de CO2 e, ao permitir a destruição de grande parte do Cerrado, não potencializou a posição brasileira na indústria de fármacos e medicamentos. O desenvolvimento de pesquisas para a mensuração das biodiversidades nos ecosistemas do País não faz parte das opções estratégicas do Governo Federal na área dos fármacos, embora a implementação de um Centro de Biotecnologia da Amazônia e a Política Industrial de Biomassa sejam objeto de interesses.
As perspectivas para a formação de um sólido mercado de biocombustíveis podem ser aferidas pela expanção dos negócios no mercado de carbono, a partir da Chicago Climate Exchange (CCX) e da European Climate Exchange (ECX). Montreal e Nova York passam a contar com entidades igualmente voltadas para as reduções de emissões de gases de efeito estufa ou que resultem em sequestro de CO2.
O novo mercado de biocombustíveis, muito provavelmente, será regulado pelos preços no mercado futuro de carbono, em contraposição ao mercado de petróleo. Os combustíveis fósseis são os grandes responsáveis pelas emissões de dióxido de carbono, sendo a remoção deste gás um dos produtos negociado na CCX e ECX. A não emissão de GHG é a outra face do mesmo produto. Biocombustíveis não resultam em emissões de CO2.
Esta relação entre as instituições onde se fará a negociação dos contratos de biocombustíveis e aquelas onde a base do negócio é a mitigação do efeito estufa terá forte influência na posição do Brasil como fornecedor a nível mundial, na medida em que a produção do biocombustível nacional se faça ao custo de emissões de toneladas de CO2, caso da cana de açucar, ou a destruição de reservatórios de carbono, que é o caso da soja.
Nos EUA, o maior emissor de CO2, as áreas agrícolas estão delimitadas. Embora não tenham ratificado o Protocolo de Quioto, as metas de redução de emissões e de remoção de gases de efeito estufa (GHG) crescem em todos os estados do noroeste dos EUA.
Ao manter as atuais práticas para a cana de açucar e a soja, os produtores brasileiros anulam os possíveis ganhos de escala conseguidos através das inovações advindas da EMBRAPA, como ainda podem ocasionar um diferencial, para menos, nos preços do biocombustível brasileiro. Este diferencial poderá ser equivalente ao total de RCEs necessárias para equilibrar a relação entre o CO2 não emitido pelo uso do biocombustível e o CO2 emitido para a sua produção.
Este é o cenário mais provável para o Brasil, mantido o atual descaso dos produtores e governos, estaduais e federal, com os aspectos relacionados ao meio ambiente na produção dos biocombustíveis.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

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7:30 AM  

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